A partir de março de 2020, após, aproximadamente quinze dias letivos presenciais, em virtude da pandemia do COVID-19, adotamos o Ensino Remoto, com base nas orientações fornecidas pelo CNE – Conselho Nacional de Educação e do Conselho de Educação da Bahia, oferecendo todo suporte necessário aos alunos e às famílias, para que estas pudessem fazer a mediação dos estudos, adequada, claro, à cada faixa etária.

Para isso, contamos desde o início do ano letivo de 2020 com a adoção do Projeto Educacional Unoi, do grupo internacional Santillana e que conta, no Brasil, com mais de 450 escolas parceiras e mais de 130 mil alunos.

Este projeto nos auxiliou na implantação do ensino remoto, já que, à época da suspensão das atividades presenciais, além de termos a disposição todos os livros didáticos em formato digital, tínhamos uma plataforma como um meio de difusão dos roteiros de aula, vídeo aulas, fóruns de debate, atividades elaboradas pelo corpo pedagógico, bem como roteiros de trabalho, avaliações e comunicados às famílias quanto às praticas pedagógicas adotadas no período.

Além disso, demos todo o suporte à nossa equipe pedagógica, no que diz respeito a cursos com abordagens acerca do ensino remoto e ao aprimoramento do uso de recursos digitais, bem como oferecemos todas as ferramentas tecnológicas necessárias para a realização das aulas on-line, ocorridas através do aplicativo ZOOM.

Nossas aulas contaram com a presença de toda a turma, bem como foram realizadas em pequenos grupos, no intuito de oferecermos um acompanhamento pedagógico mais individualizado dos alunos, que é a marca da nossa escola e se mostrou de suma importância neste período de suspensão das atividades presenciais.

Durante esse percurso mantivemos a nossa coordenação pedagógica prontamente disponível para o atendimento às famílias por meio telefônico, como forma de minorar os efeitos dessa relação mantida à distância, sem o “olho no olho” que tanto prezamos, embora, em nenhum momento, tenhamos perdido de vista o afeto e o suporte oferecido às famílias, que é a nossa “marca registrada”.

Findamos um ano letivo desafiador para a escola, família e alunos, mas saímos mais fortalecidos e cientes de que as mudanças implementadas no ensino neste período transformarão a educação para sempre.

É com esse olhar para o futuro que estamos finalizando as adequações em nosso espaço físico de forma a prepará-lo para receber os alunos de forma presencial, assim que os protocolos e data de retorno sejam definidos pelas autoridades competentes.

Enquanto isso não ocorre, seguiremos com as aulas remotas, de acordo com nosso calendário escolar, com data de início estabelecida para 08 de fevereiro de 2021.

Para maiores informações, agende uma reunião on-line ou presencial com uma de nossas coordenadoras para conhecer um pouco mais da nossa proposta pedagógica e espaço físico.