Atenção! Eles voltaram!!!

thumb-piolho

Parece o nome de um filme de ficção científica ou de desenhos animados, mas podem ter certeza que não é. Quando digo que eles voltaram, refiro-me aos pedículos, vulgarmente conhecidos como “piolhos”. Pois é, todos os anos recebemos a sua visita, e como não podia deixar de ser este ano, cá está eles. Torna-se um pouco repetitivo dizer a mesma coisa todos os anos, mas é necessário. As crianças também não são sempre as mesmas, umas vão crescendo e vão surgindo outras. Por isso, temos que ir enviando todos os anos o mesmo recado.

As crianças brincam umas com as outras e não têm noção do perigo de transmissão. Por este motivo, cabe aos pais fazerem o tratamento e a prevenção. Seguem alguns conselhos simples e úteis que os pais devem seguir:

  • Observe a cabeça do seu filho regularmente, e mesmo que não encontre nenhum “visitante”, faça a prevenção com o shampoo adequado que se vende na farmácia.
  • Se seu filho tiver com estas “visitas” chatas na cabeça, faça o tratamento como vem indicado no frasco do shampoo e mude sempre a roupa de cama, lave almofadas, cobertores, lençóis e toalhas (pois os piolhos podem estar alojados na roupa).
  • Se encontrar piolhos no seu filho, avise a professora, para que possa alertar os outros pais, pois o tratamento só faz efeito, quando todas as crianças fazem o tratamento em simultâneo.
  • Se seu filho for alérgico ao shampoo, procure um dermatologista para melhor orientá-lo como combater os piolhos.
  • Faça tratamento ou prevenção nos restantes membros da família e pessoas do convívio mais próximo.
  • Se seu filho não tiver mais piolhos, mas ainda tiver lêndeas, elas têm que ser retiradas, senão ao fim de alguns dias os piolhos nascem novamente.
  • Uma criança com piolhos, pelo incômodo que estes causam, fica menos atenta e mais irritada, e consequentemente afetará o seu aprendizado.

Atenciosamente,
A Coordenação.